quinta-feira, 5 de novembro de 2015

SOLAR BELA VISTA REABRE PARA O PÚBLICO NESTA SEXTA-FEIRA

Evento contará com a estreia em Natal da exposição
"Entre Virgulinos", do artista plástico Sérgio Azol.

Acontece nesta quinta-feira (5), a reabertura do Solar Bela Vista, o Centro de Cultura de Lazer do SESI.  O espaço é utilizado para fins educativos e artísticos e culturais desde a década de 80 quando o Sistema FERN, através do SESI/RN, comprou o casarão, realocou as nove famílias que então viviam no cortiço e bancou a restauração do imóvel.

A gerente do Solar Bela Vista, Dodora Guedes, e o artista Plástico, Sérgio Azol foram os entrevistados de hoje no Jornal 96. Em entrevista, Dodora falou sobre a reabertura e explicou sobre reforma realizada no local. Sérgio Azol, responsável pela exposição de abertura "Entre Virgulinos", deu detalhes sobre as obras de arte que serão exibidas e comentou curiosidades sobre o que será apresentado ao público amanhã, das 10h às 17h.


O prédio ficou fechado durante um ano para adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo Dodora, a demora foi motivada pela espera de verbas para realizar a reforma. “Estamos vivendo um efeito de uma crise econômica há um tempo e nós fomos esperando o tempo certo para termos o recurso necessário”, disse.

Dodora acrescentou que Natal não tinha uma casa preparada para receber exposições, e que o solar vem para mudar essa realidade. “A cidade estava precisando de um espaço de exposições e eu quero que as pessoas aproveitem”.

O artista plástico, Sérgio Azol está pela primeira realizando uma exposição na capital potiguar. Segundo ele “é um sonho realizado”. “Tenho trabalhado nesse tema há uns dois anos e estava procurando um local adequado para expor. Conversando com Dodora acabei descobrindo que o Solar ia reabrir”, lembra.

De acordo com o artista, produzir arte sobre lampião na estética do cangaço foi uma forma de se aproximar mais de suas minhas origens. “Lampião está invadindo Natal no século XXI. Nas minhas telas faço um caldeirão da estética do cangaço com a cultura popular nordestina. São telas exclusivas preparadas para essa exposição”.

São 40 obras mais escultura, colagem, ilustrações e tela sendo expostas gratuitamente até o dia 5 de dezembro.  O artista argumentou que fez um paradoxo de como lampião vivia. “Ao mesmo tempo em que ele era um assassino sanguinário, ele era um artista. Ele criava as próprias roupas, ele desenhava tudo aquilo, ele costurava na maquina. E eu transporto esse paradoxo pra tela. Eu trato de um tema trágico que é o cangaço, de uma forma colorida, alegre, porque quero mostrar o lado artístico dele”, acrescenta

Dodora Guedes destacou que esse ano o local só vai contar com a exposição de Azol, mas acrescentou que a programação do Solar será remontada para 2016. “Vamos esperar para o próximo ano. Muitas coisas estão por vir”, garante.

Outro detalhe dado pela gerente é que a transferência dos cursos que eram ministrados no Solar para o Sesi possibilitou a abertura de outros.  “Todos os alunos, coral, instrumentos foram todos transferidos pra lá [Sesi] e isso deixou o solar livre para outras linguagens culturais. Antes improvisávamos, e hoje não é necessário mais isso”, salienta.


Nenhum comentário: