quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ARGENTINOS ENCERRAM KIRCHNERISMO E DÃO VITÓRIA A MAURÍCIO MACRI


Os argentinos sacramentaram o nome do opositor Maurício Macri no segundo turno das eleições presidenciais. Sua vitória representou o fim de 12 anos do Kirchnerismo no país. Após ser anunciada a vitória, Macri disse que sua primeira visita internacional será ao Brasil onde pretende encontrar a presidenta Dilma Rousseff. Seu modelo de gestão deverá seguir o padrão Dilma: austeridade fiscal e cortes no orçamento.

Macri, um liberal, defende também menor rigor nas regras do Mercosul. Para ele, o modelo atual, que restringe a participação de membros em outros blocos, deve ser revisto. Ele delineou três ações que pretende ver implementadas no continente:


- Reformulação do Mercosul: dar flexibilidade a seus membros para negociar acordos comerciais com terceiros países ou blocos, o que hoje é proibido pelas regras da união alfandegária.

- Esforço imediato para tornar a América do Sul uma área de livre comercio.

- Trabalho conjunto para procurar um consenso sobre como ajudar a Venezuela a uma transição democrática.

O último ciclo peronista começou em 2003 com a eleição de Nestor Kirchner. Ele foi sucedido por sua mulher, Cristina, que conseguiu se reeleger em 2011. Um ano antes, em outubro de 2010, Nestor Kirchner morreria vítima de ataque cardíaco. Uma das mais importantes ações de Cristina foi a Lei de Mídia - que deu pluralidade a Comunicação no país.

Embora seja ainda cedo, alguns analistas entendem que o resultado da Argentina represente uma mudança no perfil da política no continente. Os partidos de esquerda começariam a ceder espaço para uma política novamente alinhada com os interesses dos Estados Unidos.

Repressores esperam anistia

Um dos poucos países do continente a punir com pena de prisão os militares e civis que apoiaram a ditadura, a Argentina poderá experimentar um retrocesso político sem precedentes. Advogados que defendem os condenados apoiaram Macri e esperam agora a contrapartida: a anistia no modelo brasileiro - o que significa, impunidade.

Macri foi apoiado, segundo a imprensa local, pelos nostálgico da ditadura.

(***) FONTE: Conexão Jornalismo


Nenhum comentário: