sábado, 17 de outubro de 2015

TRANSPLANTE DE CÓRNEA NO ESTADO ESTÁ SUSPENSO


Há um mês, o administrador Pedro França, de 55 anos, não vê sua mãe sair do 32º lugar da fila de espera para um transplante de córnea. O motivo: falta a substância que conserva os órgãos entre a retirada do doador e a implantação no receptor. O problema ocorre poucas semanas depois de o Governo do Estado lançar campanha televisiva para sensibilização dos transplantes de órgão e da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte se mobilizar em torno do “setembro verde”, em alusão à doação de órgãos.

O filho da pensionista Lindalva Maria França da Silva, de 84 anos, percebeu que havia algum problema com a fila de espera para o transplante. Pedro verifica o progresso da mãe na fila por uma ferramenta ligada à internet. Há oito meses, quando Lindalva iniciara a espera, ela foi colocada próxima a 70º posição. Mas há um mês, a mãe não sai da 32º posição.


“Pensei que tivessem deixado de alimentar o sistema. Aí, resolvi ligar para uma pessoa que trabalha no Walfredo Gurgel, porque sabia que era o maior captador de órgãos do Estado. A pessoa com quem falei me disse que não estavam fazendo transplantes, porque não tinha a solução líquida onde são colocadas as córneas”, contou o filho de Lindalva.

A octogenária necessita de transplante para os dois olhos. Segundo Pedro, no início do ano, ela realizou uma cirurgia de catarata mal sucedida e perdeu a visão. “Estou achando muito ruim passar esse tempo todinho sem ver”, resumiu Lindalva. Além dela, há mais 49 pessoas na espera.

A assessoria de imprensa do HWG confirmou que a substância está em falta, todavia existe um processo de compra emergencial em curso. O valor e o tempo para a chegada desse material não foi informado. A TN tentou falar com o Hospital Universitário Onofre Lopes, responsável pela compra do produto e responsável pelas cirurgias, mas ninguém atendeu às chamadas.

(***) FONTE: Tribuna do Norte


Nenhum comentário: