Por meio de
nota, emitida na noite desta segunda-feira (19), o Hospital Universitário
Onofre Lopes informou que enfrenta problemas para a aquisição da solução
utilizada no processo de transplante de córnea. Na nota, que repercute a
matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE no último sábado (17), o HUOL afirma que
o problema foi ocasionado pela Bausch & Lomb Indústria, empresa vencedora
da licitação que não manteve a documentação regularizada no Sistema de
Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) do Governo Federal. Devido à
irregularidade do HUOL não pode realizar o empenho do produto.
A Secretaria
de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) também se pronunciou através de nota. A Secretaria
esclareceu que as pessoas que necessitam do transplante e são avaliadas pelo
médico transplantador e classificado como pacientes de urgência, recebem a
córnea proveniente de outro Estado, segundo o regulamento técnico nacional,
através da Central de Transplantes. De acordo com a Sesap, na última semana foram
realizados três processos como este. Hoje existem 52 pacientes na fila de
espera para o transplante e o tempo de espera dura em média de quatro a cinco
meses.
O HUOL
afirma que tem reiterado os pedidos de regularização da empresa que fornece os
produtos para a saúde dos olhos. A expectativa é para que haja a normalização
do abastecimento até o fim da semana.
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