segunda-feira, 19 de outubro de 2015

HUOL E SESAP ESCLARECEM SUSPENSÃO DO TRANSPLANTE DE CÓRNEA NO RN


Por meio de nota, emitida na noite desta segunda-feira (19), o Hospital Universitário Onofre Lopes informou que enfrenta problemas para a aquisição da solução utilizada no processo de transplante de córnea. Na nota, que repercute a matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE no último sábado (17), o HUOL afirma que o problema foi ocasionado pela Bausch & Lomb Indústria, empresa vencedora da licitação que não manteve a documentação regularizada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) do Governo Federal. Devido à irregularidade do HUOL não pode realizar o empenho do produto.


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) também  se pronunciou através de nota. A Secretaria esclareceu que as pessoas que necessitam do transplante e são avaliadas pelo médico transplantador e classificado como pacientes de urgência, recebem a córnea proveniente de outro Estado, segundo o regulamento técnico nacional, através da Central de Transplantes. De acordo com a Sesap, na última semana foram realizados três processos como este. Hoje existem 52 pacientes na fila de espera para o transplante e o tempo de espera dura em média de quatro a cinco meses.


O HUOL afirma que tem reiterado os pedidos de regularização da empresa que fornece os produtos para a saúde dos olhos. A expectativa é para que haja a normalização do abastecimento até o fim da semana.

Nenhum comentário: