segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ESTATUTO DO ARTESÃO BENEFICIA MAIS DE 16 MIL PROFISSIONAIS NO RN


Governo do Estado já apoiou mais de 90 feiras, beneficiando diretamente 870 artesão

Com a sanção presidencial do projeto que regulamenta a profissão de artesão, nesta quinta-feira (22), cerca de 16 mil trabalhadores do segmento no Rio Grande do Norte serão beneficiados com as novas regras. O projeto estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, como crédito e qualificação, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.

Segundo a secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, o reconhecimento da profissão de artesão é mais um grande passo para o fortalecimento desse segmento tão importante para a economia. “O artesanato é uma fonte de renda rápida e muito importante para milhares de famílias potiguares que vivem de sua arte”, ressalta.


Desde o começo do ano, o Governo do Estado já apoiou mais de 90 feiras, beneficiando diretamente 870 artesãos, que faturaram quase R$ 850 mil. Entre elas estão a Feira Internacional de Artesanato (Fiart), Talentos Vale do Assú e Seridó, além da feira quinzenal no Parque das Dunas, e mensal, na Praça das Flores.

O governo vai incentivar o artesanato potiguar através da instalação de sete Centrais de Comercialização do Artesanato, previstas para entrarem em funcionamento a partir de 2016. Uma dessas centrais será do Seridó, instalada em Caicó, vai contemplar artesãos de 24 municípios da região. Estão previstas ainda as centrais nas regiões do Vale do Assú e Alto Oeste.

Em Natal, o governo vai revitalizar o antigo mercado de artesanato Papa Jerimum, que passará a ser uma das centrais de comercialização do território Terras Potiguares. “Outra iniciativa do Governo é a Escola do Artesão que será instalada no Papódromo, no Centro Administrativo do Estado, e oferecerá cursos de capacitação, gestão e empreendedorismo”, explica a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato (Proart), Salmira Torres.


(***) FONTE: Jornal de Hoje

Nenhum comentário: