De acordo
com dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o aumento foi 0,8% em
volume e 2,2% em valor.
As vendas de
livros no varejo em todo o país voltaram a apresentar pequeno crescimento entre
os dias 10 de agosto e 6 de setembro, em comparação com o mesmo período do ano
passado. De acordo com dados divulgados hoje (28) pelo Sindicato Nacional dos
Editores de Livros (Snel), o aumento foi 0,8% em volume e 2,2% em valor,
alcançando um total de R$ 112,6 milhões.
Pelo índice
medido anteriormente, correspondente às quatro semanas entre 13 de julho e 9 de
agosto, as vendas em livrarias e supermercados tinham apresentado pela primeira
vez no ano resultado negativo, com uma queda de 5,5% em volume e em 3,1% no
faturamento, em comparação com o mesmo período de 2014.
No acumulado
do ano, os dados do Painel das Vendas de Livros no Brasil mostram, até o início
de setembro, aumento de 5,94% em volume e de 5,62% no faturamento, no confronto
com idêntico período do ano passado. De acordo com o Snel, os números do
faturamento levam em conta as políticas de descontos em relação ao preço de
capa, praticadas pelas redes varejistas.
“Vamos
aguardar os números do próximo painel para ver se os lançamentos da Bienal do
Livro do Rio tiveram o impacto esperado no mercado”, comentou o presidente do
Snel, Marcos da Veiga Pereira. Ele disse que espera fechar o ano com um
crescimento de 6% na receita da indústria editorial brasileira.
Divulgado a
cada quatro semanas pelo Snel, o Painel das Vendas de Livros no Brasil foi
criado com o objetivo de dar maior transparência ao desempenho do setor. Os
números têm como base o BookScan, serviço de monitoramento de vendas de livros,
presente em dez países, entre eles o Brasil. Os dados são coletados diretamente
do caixa das livrarias, do e-commerce e de outros varejistas.
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