quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ARTESÃO SEVERINO VITALINO MORRE AOS 78 ANOS EM CARUARU


Filho do Mestre Vitalino estava internado no Hospital Mestre Vitalino
 depois de sofrer um infarto, no mês de outubro de 2018.

Morreu na manhã desta segunda-feira (7) o artesão Severino Vitalino de 78 anos, filho do Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele estava internado no Hospital Mestre Vitalino depois de sofrer um infarto, no mês de outubro de 2018.

Através de nota, o Hospital Mestre Vitalino informou que Severino Vitalino apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR). Foram feitos os procedimentos de reanimação, mas o paciente não teve reversão do quadro, vindo a óbito por volta das 6h20.

Na unidade de saúde ele passou por cirurgia cardíaca e ficou entubado e com sedação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana. No mês de novembro do ano passado, Severino teve um rebaixamento do nível de consciência por quadro infeccioso e permaneceu internado do Hospital Mestre Vitalino.

Sobre Severino

Severino Vitalino foi um dos quatro filhos do Mestre Vitalino que decidiu trabalhar com o barro, seguindo os ensinamentos, ele era visto todos os dias confeccionando as peças sentado como o pai.

"Não me imagino fazendo outra coisa. Trabalhei ao lado do meu pai até os 23 anos e sinto que tenho o dever de preservar a história e tudo o que ele deixou", afirmou durante uma entrevista dada ao G1. Em 2017, o artesão foi habilitado no Prêmio Culturas Populares Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura. O projeto dele recebeu nota máxima.

Luto oficial
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, decretou luto oficial de três dias pela morte do artesão. Em decreto, a prefeita considerou o importante papel desempenhado por Severino no decorrer da vida.

"Assim como o pai [Mestre Vitalino], ganhou o mundo através de suas peças que traduziam, muitas vezes, o cotidiano de nosso povo com originalidade, simplicidade e beleza, sendo um dos mais expressivos produtores da arte popular no Brasil", diz o decreto da prefeita.

Nenhum comentário: