quarta-feira, 18 de maio de 2016

REVISTA CULTURAL KUKUKAYA LANÇA A KUKUKAYA POESIAS, Nº 1.


Antes de falar do lançamento dessa edição nova, é importante relembrar um pouco da história e da trajetória da revista cultural Kukukaya.

Trata-se de uma revista cultural, de periodicidade bimensal, disponível na mídia eletrônica (http://www.virtualcult.com.br/), idealizada pelo poeta e artista plástico Alfredo Neves, que é mineiro de nascimento, mas que adotou a terra das salinas, Macau, como sendo a sua cidade.

O seu primeiro número foi publicado em outubro de 2013. Naquela feita, trazia artigos variados, poemas, e uma entrevista exclusiva com o escritor e pesquisador Thiago Gonzaga.

A revista Kukuaya, hoje com 16 números lançados, conta com colaboradores de diversas áreas da arte e da cultura, entre poetas, escritores, jornalistas, comentaristas políticos, os quais regularmente enviam suas matérias de larga abrangência temática dentro da área mencionada.

A revista sempre traz uma entrevista de destaque. Já entrevistou, por exemplo, o poeta Diógenes da Cunha Lima, o livreiro e escritor Aluisio Azevedo Júnior, a senadora Fátima Bezerra, o artista Dorian Gray Caldas, o jornalista Sérgio Vilar aqui do Substantivo Plural, dentre vários outros nomes de destaque na literatura, na política e na cultura do nosso Estado.

Neste mês de maio de 2016, a revista acaba de lançar a sua versão, também eletrônica, dedicada à arte poética. Surge assim a Kukukaya Poesias, que terá periodicidade semestral, com um próximo número já anunciado para novembro de 2016.

A Kukukaya Poesias tem a direção geral de Alfredo Neves e foi idealizada, organizada e editada pelo poeta José Ivam Pinheiro, que é também membro da UBE/RN e da SPVA/RN.

No conselho editorial da revista tem nomes como Thiago Gonzaga, escritor e pesquisador; João Andrade, poeta e artista plástico; e Ozany Gomes, presidente da SPVA/RN, dentre outros.

Este primeiro número traz, já na capa, uma homenagem ao trovador do Brasil, poeta José Lucas de Barros. E na primeira seção da revista o leitor encontrará uma mostra da sua poesia, bem como vários textos sobre o seu trabalho, além de uma coletânea de outros trovadores do nosso Estado.

Em seguida, o leitor é brindado com uma coletânea de poetas vivos do RN e com uma coletânea de poetas “encantados” e consagrados do nosso Estado, do Brasil e do mundo.

Na “Coletânea de Poetas Vivos do RN”, o leitor se defronta com um universo significativo da poesia potiguar contemporânea, de A até Z., cobrindo uma variedade de poetas, homens e mulheres, em vários gêneros poéticos, tratando de temática diversificada, num total 53 poetas.

Na “Coletânea de Poetas Encantados”, encontra-se a poesia de Auta de Souza, Ferreira Itajubá, Jorge Fernandes, Nisia Floresta, Moysés Sesyom, dentre outros.

Na “Coletânea de Poetas Encantados do Brasil”, tem-se uma gama de consagrados poetas como Olavo Bilac, Machado de Assis, Gonçalves Dias, Casemiro de Abreu, Mario de Andrade, dentre outros.

Os poetas destacados pelo mundo foram, dentre vários, Bertolt Brecht, Allan Poe, Garcia Lorca, Florbela Espanca, Neruda.

Kukukaya Poesias, com este primeiro número, inaugura um espaço da maior importância para divulgar a poesia, não só do nosso estado e do Brasil, como também do mundo. Inclusive homenageando muitos dos poetas que já se foram, mas que nos deixaram o seu legado poético.

Cada vez mais a poesia é necessária no Brasil e no mundo como linguagem universal que consegue falar à alma e ao coração e como trincheira de resistência aos desafios da sociedade atual. Além disso, a poesia é um dos campos privilegiados do homem para expressar os seus sentimentos, as suas emoções, a sua visão de mundo. E, acima de tudo, trazer mensagens que possam ajudar na construção de uma sociedade mais sensível, mais bela e mais humana. Porque a emoção e o sentimento são um dos maiores privilégios do homem. E poesia é tudo isso e muito mais.

Bem-vinda, Kukukaya Poesias. Longa vida à arte poética!

(José de Castro, jornalista, escritor, poeta)

Link para a nova revista:

(*) FONTE: Substantivo Plural


Nenhum comentário: