domingo, 21 de agosto de 2016

UMA AUSÊNCIA QUE NÃO SE MEDE…

João Batista foi um Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Patrimonial 
que sempre sentiu como gestor a dor dos GMs e da população doendo nele”.

Foram dois anos a frente da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial do Município de Guamaré. Durante este pequeno tempo, o personagem da foto João Batista de Souza Junior, ou João Batista, como é mais conhecido, conseguiu com trabalho escrever um legado que não se mede, fazendo com que hoje os GMs e a própria população pudesse sentir hoje sua ausência pelo os serviços que prestou ao município.

Um secretário que saia da cadeira fria e ia para linha de frente com o comandante da corporação e demais GMs.

Durante sua gestão, João Batista capacitou a tropa com recursos da ordem de R$ 336.235,95 junto ao Ministério da Justiça para implantação do Núcleo de Justiça Comunitária na Comunidade de Lagoa Seca.

Dono de um conhecimento na área de segurança que dispensa qualquer comentário, João modificou o projeto básico na Secretaria de Obras do Município, para Construção do Complexo de Segurança e Defesa Social (Secretaria de Segurança, Guarda Municipal, COMDEC, GGI-M). Modificou o projeto de lei de criação da Corregedoria e Ouvidoria da Defesa Social.

João Batista elaborou a minuta de convênio junto à Academia da Polícia Militar para realização do curso de formação da Guarda, com vistas ao porte de arma conforme Estatuto do Desarmamento. Elaborou da minuta de lei da diária operacional que serviu de subsídio à Secretaria Estadual de Segurança na consulta ao TCE.


O ex-secretário conseguiu aquisição de 02 veículos L200 Triton para Guarda Municipal; 04 motos Honda/XRE 300; 04 capacetes e 04 baús para as novas motos; Plotagem e giroflex de veículos e motos, e fez questão de entregar a corporação junto com o prefeito Hélio e o comando da GM.

Chegou a fazer aquisição de extintores; deu manutenção do Programa Ronda Escolar e do Programa Guarda Mirim pela Guarda Municipal; conseguiu equipamentos da Academia de Defesa Pessoal e fardamento da Guarda Municipal, além da aquisição e distribuição de fardamento para os porteiros.

Implantou o disque-denúncia – 181 e fez o reaparelhamento da Secretaria de Segurança (ar-condicionado, materiais de expediente), apoio logístico às Polícias Civil, Militar, (reforma de instalações, alimentação e combustível) e muito mais.

No dia da entrega das duas caminhonetes a GM, em sua fala, João Batista revelou que aquele momento lhe representava motivo de grande alegria em puder colaborar decisivamente para o bem estar coletivo ao investir na segurança da população, que é o bem mais valoroso do município, bem como, na proteção do patrimônio público municipal.

Falou ainda da importância de aparelhar a Guarda Municipal dos instrumentos necessários para a consecução do seu trabalho, “que a arma mais valorosa para promoção da defesa social é a própria inteligência humana”, e que tais veículos representam, também, um investimento na segurança dos próprios Guardas Municipais, na medida em que terão um maior poder de resposta diante de eventual ação criminosa atentatória à vida destes.

São por estas e outras razões que os GMs e a própria população do município, sente a ausência do ex-secretário de Segurança e Defesa Patrimonial do Município. João Batista. Um gestor que de pequeno só tem em sua estatura, mas sempre foi um gigante para trabalhar em prol daqueles que mais precisa dele… O povo!

(*) FONTE: Guamaré em Dia


Nenhum comentário: