segunda-feira, 22 de agosto de 2016

GUAMARÉ SE UNE A PARÓQUIA PARA AS COMEMORAÇÕES DO 411 ANOS DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA


A Prefeitura Municipal de Guamaré através do Gabinete Civil, uniu-se a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, para comemorar os 411 Anos de Colonização Portuguesa de Guamaré, neste dia 20 de Agosto de 2016.











As comemorações começaram às cinco horas da manhã, com a abertura do cerimonial feito pelo escritor Gonzaga Filho e em seguida a benção do Padre Flávio Bezerra, para que se pudesse sair acompanhados da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em cortejo religioso/cultural mostrando os pontos históricos/culturais/religiosos da nossa cidade, e encerrando com a partilha dos fiéis no Clube Municipal na orla do Rio Aratuá.












Seguiu a programação como prevista. Ás dezenove horas aconteceu a novena em alusão aos 411 Anos de Colonização Portuguesa de Guamaré.











O escritor e coordenador do Centro Cultural Francisco José de Santana Gonzaga Filho fez uma exclamação aos fiéis presentes na igreja, sobre o momento da colonização e como ela aconteceu. Enquanto era falado sobre a colonização de Guamaré, figurantes adentraram a igreja vestidos tipicamente com roupas de portuguesa, índia e pescador e por último, o Secretário de Articulação Política Fabrício Morais entrou exibindo a bandeira do município.
















Após a novena, foi aberta a exposição do Centro Cultural onde os visitantes tiveram a oportunidade de prestigiar com exposições sobre a Nossa Senhora dos Navegantes e sobre o patrono do Centro Cultural, puderam visitar a casa de taipa e a exposição permanente do artista plástico Gonzaga Filho.

























Logo em seguida o poeta cordelista Francisco de Bethânia recitou um poema em homenagem a Chico de Isabel e a cultura guamareense, emocionando aqueles que tiveram o prazer de conhecer e conviver com um dos marcos da cultura em nosso município.



Como sempre o Grupo de Teatro e Dança Tamanco de Pau, apresentou-se de forma brilhante com a peça Resumo da História de Nossa Senhora dos Navegantes, onde apresentou também danças tradicionais como o coco de roda e a dança do Araruna...









E o show que o músico Arcésio Andrade apresentou para os presentes ao evento, era digno de qualquer teatro de nosso país. Um show maravilhoso com músicas de grandes nomes da nossa música popular brasileira.




Os membros da pastoral fizeram o leilão de galinhas maravilhosamente gostosas, onde o bom humor era o tempero principal.








Viva Guamaré pelos seus 411 anos de Colonização Portuguesa e Viva Nossa Senhora dos Navegantes...













Flashes:


(*) Imagens: Alexandre Barbosa

Nenhum comentário: