segunda-feira, 8 de julho de 2024

DOCUMENTÁRIO “VOZES ESQUECIDAS” RESGATA ARTISTAS GUAMAREENSES ESQUECIDOS

 


O projeto de média metragem “VOZES ESQUECIDAS” dirigido pelo produtor audiovisual guamareense Weydson Lima e a jornalista Marina Layssi deram vida e voz a cultura de Guamaré – RN.

 




Vozes Esquecidas ouviu o poeta Francisco de Betânia em seu Recanto do Poeta, e viu de perto o talento de um cordelista do nosso município. Francisco de Betânia se destaca na poesia de cordel em vários eventos em Guamaré, seja evento público ou privado. Dono de um vasto repertório poético que vai da sátira, ao momento vivido pela sociedade atual. Homem de uma simplicidade ímpar, o poeta está sempre atendendo a todos com o seu bom humor.

 



A cultura de Guamaré hoje está praticamente centralizada no Centro Cultural Francisco José de Santana, sob os cuidados da coordenadora cultural Maria Santos.

 




Maria Santos é atriz e também dramaturga. Grande incentivadora da arte e da cultura guamareense. Responsável pelo resgate de danças folclóricas que ficaram esquecidas no passado e por grandes espetáculos, como a Paixão de Cristo.


 


Em seu resgate à arte e à cultura de Guamaré, o média metragem Vozes Esquecidas, entrevistou o escritor e artista plástico guamareense Gonzaga Filho em seu ateliê no Centro Cultural. O artista falou da sua vida pessoal e profissional, como começou a pintar e a escrever os seus poemas e sobre as perspectivas para o futuro da arte e da cultura do município.

 




O documentário Vozes Esquecidas procurou ouvir outros personagens que são de grande importância na cultura do nosso município, como Maria Jandir Candéas, Samara Gadelha e Iruvane Galvão, também resgatou histórias e belas paisagens de Guamaré.

 





O média metragem Vozes Esquecidas terá sua estreia no mês de agosto, durante a comemoração dos 419 Anos de Colonização Portuguesa de Guamaré, juntamente com outros atores que foram contemplados com o auxílio da Lei Paulo Gustavo.



Os artistas e todos aqueles que se empenham em manter viva a nossa tradição cultural, agradecem a equipe de trabalho do documentário pelo resgate histórico, pois sabemos assim, que não voltaremos depois desse trabalho, a sermos outra vez vozes esquecidas em nosso município.

 

VOZES ESQUECIDAS

Documentário Média Metragem

 

Direção: Weydson Lima

Produção: Weydson Lima

Produção Executiva: Marina Layssi

Direção de Arte: Luis Levi Guimarães

Operador de Câmera 1: Lucas Botelho

Operador de Câmera 2: Anderson Lima

Fotógrafo Still: Kiara Sakura

Fotógrafo Making Off: Rebeka Dutra

Operador de Áudio: Luan Fonseca

Editor/Finalizador: Luan Medeiros




Nenhum comentário: