segunda-feira, 8 de julho de 2024

FREIO DA REPREENSÃO

 


A técnica cruel da Idade Média para punir quem fofocava.

 

É uma máscara de metal destinada a causar humilhação pública. Ele se originou da Grã-Bretanha e se espalhou para outros países europeus.

Durante a Idade Média, época em que as mulheres não tinham praticamente nenhum direito, e estavam sempre sujeitas às vontades do marido, elas podiam ser cruelmente punidas caso seus companheiros descobrissem que elas estavam fofocando.

Falar mal dos outros ou discutir a vida alheia era considerada uma atitude que precisava ser corrigida, e por isso os homens tinham o direito de usar o que ficou conhecido como “Scold’s Bridle” (algo como freio de repreensão) para punir suas esposas. Tratava-se de um equipamento semelhante a um item de tortura, que impedia que as mulheres falassem. O “freio de repreensão” era uma espécie de máscara feita de ferro, com um bocal que pressionava a língua. Em alguns casos, a bocal ainda contava com espinhos, para causar dor caso a mulher tentasse falar mesmo vestindo a máscara.

 Para que a humilhação fosse ainda maior, alguns homens amarravam a máscara a um tipo de coleira, e obrigavam a esposa a dar uma volta com ele na rua, para que ele pudesse mostrar para todos na cidade que a mulher haviam sido pega fofocando.  Em alguns casos, com o intuito de chamar mais atenção, os homens colocavam pequenos sinos amarrados na máscara.

 Fotos: Science Museum London.

 Referência:https://misteriosdomundo.org/freio-da-repreensao-a-tecnica-cruel-da-idade-media-para-punir-quem-fofocava/




Nenhum comentário: