sexta-feira, 5 de agosto de 2016

CENTRO CULTURAL DE GUAMARÉ ESTÁ DE LUTO, FALECEU O SEU PATRONO CHICO DE ISABEL.




FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA
26.04.1932  -  05.08.2016

          FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA é natural de Guamaré – RN e nasceu no dia 26 de abril de 1932. Filho de Francisco José de Santana e Isabel Valentim de Santana... Em Guamaré, todos o conhecem por CHICO DE ISABEL.

          Ao nascer, o seu pai já havia falecido e junto com sua irmã Maria Nazaré criou-se apenas com a mãe na maior pobreza, passando por grandes dificuldades financeiras.

          Chico de Isabel contava, que não teria tido o prazer de aproveitar a sua mocidade ou mesmo a sua infância, pois começou a trabalhar logo cedo, aos 12 anos de idade já arrastava redes de pescarias pelas gamboas para arranjar o peixe para comer e nessa batalha pela vida também pescou voador em alto mar.

          Trabalhou como servente de pedreiro por pouco tempo, logo se tornando um pedreiro profissional. Estudou completando o Ensino primário da época, o equivalente hoje ao Ensino Fundamental, o que o levou a assumir uma sala de aula e a supervisão do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL em Guamaré.

          Foi funcionário público estadual e aposentou-se como Agente Fiscal. Solteiro por opção, tem 15 bisnetos dos 6 filhos que adotou da sua irmã que faleceu na hora de um dos seus partos e criou junto com sua mãe Isabel Valentim.

          Apesar de tantos problemas em sua vida jamais se entregou a tristeza, sempre foi alegre e soube cultivar as boas amizades. Responsável pelas festas que acontecia antigamente, como São João na Roça, Carnaval (criou o Bloco do Sabiá), Peças Teatrais, sendo o primeiro a encenar a Paixão de Cristo em Guamaré.

          Antes, já com a sua saúde debilitada ficava sentado na calçada de sua residência, a observar a beleza do Rio Miassaba. Bom de história sobre a cultura local, compartilhava a admiração por Maria Jandir Candéas, a maior incentivadora da cultura guamareense e por Maria de Pipoqueiro que faz um trabalho maravilhoso no município, dando continuidade à cultura através dos mais jovens.

CENTRO CULTURAL, UMA HOMENAGEM AINDA EM VIDA...


O CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA, ou Centro Cultural de Guamaré foi inaugurado no dia 21 de Agosto de 2013, às 20h00, no segundo dia da festa que estava sendo realizada em comemoração aos 408 anos da Colonização de Guamaré - RN. O mesmo fica localizado na Rua Professor João Batista Nº. 227 - Centro.





         A solenidade de inauguração foi presidida pelo Excelentíssimo Prefeito Hélio Willamy Fonseca de Miranda, estando presente também a Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracema Morais, o Secretário Municipal de Turismo Wellington Paim, o Secretário Municipal de Administração Jefferson Miranda, o Secretário de Capacitação Mário de Lucila, o homenageado da noite Francisco José de Santana (Chico de Isabel) e grande número de moradores do município.

          O Centro Cultural Francisco José de Santana recebeu este nome em homenagem ao pioneiro das festas tradicionais e criador dos primeiros blocos carnavalescos em Guamaré, o senhor Francisco José de Santana, ou simplesmente, Chico de Isabel como é mais conhecido.




          A homenagem foi prestada a Chico de Isabel enquanto o mesmo ainda vive, para que saiba o valor cultural que o mesmo representa para o município, em função do seu pioneirismo e amor pela arte e a cultura Guamareense.

SUA PARTIDA

Mas, hoje 05.08.2016 (sexta feira), Deus chamou este ser iluminado para morar ao seu lado. É difícil para os parentes e amigos aceitar essa perda, mas tudo está sob o comando do Grande Arquiteto do Universo e é ele que determina a hora de todos.

Portanto, nós que somos guamareenses e que labutamos com a cultura, nos despedimos de uma forma triste, mas ao mesmo tempo sabedores que ele cumpriu a sua missão aqui no plano terrestre, deixando os seus frutos na área cultural.

O Centro Cultural Francisco José de Santana está de luto, e mesmo coberto de negro pelo dor, aplaudimos o trabalho desse baluarte da cultura guamareense e pedimos que Deus o acolha em seus divinos braços.

MOMENTOS DO NOSSO QUERIDO CHICO DE ISABEL











SUA ÚLTIMA HOMENAGEM EM VIDA


E assim, o cerimonialista Gonzaga Filho falou na entrega da Comenda 7 de Maio, no dia 06 de Maio de 2016 ao citar o saudoso Chico de Isabel: “Pelo seu amor à arte e a cultura popular, responsável pela criação da encenação do espetáculo da Paixão de Cristo em nosso município, a criação do primeiro bloco de carnaval de Guamaré, o Bloco do Sabiá e a sua luta em prol da nossa cultura, convidamos no palco para receber a sua merecida comenda, o senhor FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA (Chico de Izabel).



SUA ÚLTIMA ENTREVISTA


ÚLTIMOS REGISTROS DE SUA VIDA







“Aqueles que amamos nunca nos abandona, 
Simplesmente partem antes de nós”

Nenhum comentário: